segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Manual Prático e Básico do Twitter

O que mais vejo no Twitter hoje em dia são pessoas novas de casa que precisam de
um pequeno auxílio para que possam se desenvolver com a ferramenta, porém, por
muitas vezes demoram muito tempo para aprender e por muitas vezes não conseguem,
algumas vezes por não compreender a estratégia da ferramenta, outrora ~por
motivos de a ferramente operar na língua inglesa entre outros. Por muitas vezes
os iniciantes julgam o twitter uma coisa chata e acabam saindo dele... É por
este motivo que resolvi criar este post, que não tem muito a ver com os
objetivos do BLOG, mas, que será de uso para muitas pessoas. Todas as fotos
terão quadrados de relevo para que vocês possam visualizar melhor as
explicações.


Hugorkut

COMPREENDENDO A HOME:



A Home é a página inicial do twitter, akela que aparece em sua tela logo após vc entrar em qualquer site que se exista, é preciso compreender os itens dela para que vc possa navegar com facilidade e é por este local que vamos começar.

A caixa de texto (AZUL): É onde vc irá digitar suas idéias, piadas, pensamentos ou qualquer outra coisa que queira digitar, afinal de contas, esse é o objetivo do twitter, espalhar qualquer coisa de qualquer forma. Você ao escrever algo pode ter um objetivo ou não.

Centro de dados (VERDE): O centro de dados acumula suas estatísticas na página tais como Following (Número de pessoas que você segue), Followers (Números de pessoas que seguem você) e Tweets (Número de postagens que você fez em seu twitter).

Latest (LARANJA): Mostra abaixo da sua caixa de texto qual foi a última coisa que vc escreveu em sua linha do tempo.

Linha do tempo (VERMELHO): Mostra o que seus amigos e você escreveram por ordem cronológica, e qual ferramente usaram para escrever. Tais como a página da web, Seesmic, TweetDeck, API, Mobile (Celular) Blacberry entre outros. E q quanto tempo isso aconteceu.

Tweet (AMARELO): Cada tweet pode conter até 140 caracteres e ficará exposto na linha do tempo com a foto da pessoa que escreveu ao lado.

Funções (BRANCO): @seunome >> Para onde vão as mensagens direcionadas a sua pessoa. Direct Messages >> local onde você pode escrever ou receber algo de uma pessoa nem que ninguém do twitter veja (geralmente é o local onde as pessoas trocam msn, e-mails de contato, mensagens pessoais e/ou cantadas). Para utilizar clique em Direct Message escolha a pessoa e envie a mensagem. Quando vc recebe uma aparece na frente das palavras o número que mensagens que você tem.

Trending Topics (Rosa): Ali é onde ficam os assuntos mais digitados por toda twittosfera, as palavras seguidas da tag "#" ou somente por si mesmas. Geralmente são assuntos internacionais, porém algumas vezes já tivemos o prazer de ver assuntos do Brasil bem posicionados ali tais como "Zé Mayer" que chegou a estar em segundo, as tags #BrazilwantsJB onde os fãs da banda tantavam chamar atenção ods ídolos, e assuntos esportivos tais como "Corinthians" que chegou ao topo quando ganhou a Copa do Brasil 2009 e "Yes We Créu" assunto mais recente do Brasil a chegar ao topo, tag essa criada como paródia de Yes I Can de Barack Obama.

INICIANDO UM TWEET:

Para iniciar um tweet é fácil e basta seguir as indicações abaixo:



Digite em sua caixa de texto que está em branco algo que queira compartilhar (140 caracteres), logo após clique em update, pronto veja que na linha do tempo já está vigorando o seu tweet.

PERGUNTAS FREQUENTES:

Posso escrever algo na página de alguém?
R: Não. No twitter a única forma de escrever para alguém é citando a pessoa através de "@" como veremos no próximo item. No twitter toda e qualquer coisa será escrita apenas em sua linha do tempo como explicado neste momento.

INICIANDO UMA CONVERSA:

Você pode iniciar uma conversa com qualquer pessoa a qualquer hora no twitter através de um "@". Por exemplo para falar comigo, antes de digitar sua mensagem é preciso colokar "@SanatoriodoHkt" assim sendo a mensagem além de constar na sua e na minha linha do tempo, aparecerá na caixa de "mentions" da pessoa indicada. Assim como veremos abaixo.

Neste exemplo eu recebi de um usuário na minha linha do tempo uma mensagem a qual eu vou fazer a opção por responder ou não dependendo do caso.



Neste caso irei responder a pessoa e mostrar a vocês, como isso acontece.

Você pode responder diretamente da sua linha do tempo se conseguir ver a mensagem ali a tempo do mesmo. Caso não, você pode ir até a sua caixa de "mentions" indicada pelo @ + Seu Nome de Usuário, no meu caso @SanatoriodoHkt veja:



Dentro da sua caixa de "mentions" não aparecem mensagens alheias que não sejam direcionadas a vc, repare pelos relevos em cor de rosa que todas as mensagens contém @SanatóriodoHkt. Como eu usei a mensagem do Danilo Andrade de exemplo é a ela que eu irei responder. Passando o cursos por cima da mensagem você pode observar que aparece uma tecla semitransparente que é uma seta. Ela é o sinal de "Reply" que ao ser clicada hogará automaticamente o @ + Usuário que vc vai responder diretamente na sua caixa de texto. Veja:



Repare depois deste passo que o botão a ser clicado para enviar a mensagem não se chama mais "update" e sim "reply" esse é o sinal que vc stá respondendo alguém, reparem também que o @ + Usuário a ser respondido jah consta na caixa de texto, onde logo após este nome eu já digitei a minha resposta.



Após clicar em reply sua mensagem deresposta vai automaticamente para a linha do tempo sua e de seus seguidores, além da pessoa mencionada.



Mensagem respondida com sucesso!

PERGUNTAS FREQUENTES:

O que a pessoa me pergunta e o que respondo todos podem ver?
R: Sim, não e talvez. (rs)

SIM:

1.Todas as pessoas que seguem você e o outro usurário poderão ver a conversa de vocês pois estão seguindo os tweets.

2.Todas as pessoas que entrarem diretamente no teu link "www.twitter.com/seunome" poderão ver o que vc escreveu e repetir o mesmo para ver o que a pessoa escreveu.

NÃO:

1. Todas as pessoas que não seguem uma determinada pessoa não podem ver os tweets direcionados a ela, por exemplo se vc escreve para mim @SanatoriodoHkt e seu irmão não me segue a mensagem não aparecerá na linha do tempo dele.

TALVEZ:

1. Você pode usar um cadeado em seus updates protegendo assim dos usuários alheios que entrem em seu endereço, porém a práticas tem alguns contras. 1 - Você criará um processo burocrático a quem quer te seguir que terá que esperar a sua autorização. 2 - Algumas pessoas usam scripts de exclusão de Não Followers em massa, mesmo que vc siga a pessoa por o script não ter acesso ao seu twitter ele te reconhecerá como não follower e te excluirá da lista da pessoa. 3 - Alguns recursos de outros sites como o twittas.com não poderão ser executados pelo mesmo motivo.

O QUE SIGNIFICA RT E COMO USÁ-LO:

RT vem de ReTuitar ou Re-Tweet como preferir. Geralmente é usado para divulgar um evento ou idéia.

Para construrir um RT é simples, basta vc ler algo interessante que queira divulgar, então você coloka na sua caixa de mensagem RT @+nome do usuario que postou a mensagem originalmente e copia toda a mansagem como a seguir:

Primeiro indentificamos algo que achamos interessante ou que concordamos:


Depois executamos o processo de RT:

Clicamos na seta de reply, adicionamos o RT antes do nome de usuario da pessoa, e copiamos a mensagem, não necessariamente nessa ordem, mas, todos os passos tem de ser executados. Logo após clicamos em UPDATE.



Pronto. Está feito o RT.


OUTRAS PERGUNTAS FREQUENTES:

1. As pessoas que eu sigo recebem meus tweets?
R: Não. Somente as pessoas que te seguem recebem os seus tweets, portano nada adianta seguir seus artistas favoritos e achar que eles vão ler tudo o que vc escreve, muitos respondem quando mencionados (Veja em outro post já feito) porém não costumam seguir você de volta, assim sendo não recebem seus updates.

2. Existe alguma forma de só a pessoa que eu quero leia o que escrevi?
R: Sim. Para isso ultilize o meio Direct Message, a sua mensagem chegará somente na caixa da pessoa. De outra forma não, outras pessoas irão ver o que você escreve.

3. O que é Follow Friday?
R: Follow Friday foi explicado em nosso post anterior e refere-se basicamente a uma brincadeira criada no twitter, confira no post.

4. O que é Music Monday?
R: Musica Monday é uma outra brincadeira que acontece as segundas-feiras e consiste am compartilhar com os outros o que vc escuta (Artistas ou Bandas) na sua segunda -feira geralmente é o topo to Trending Topics.

5. O que é TT?
R: Abreviação de Twitter.

6. O que é TT's?
R: Abreviação de trending topics.

7. O que é Favorites?
São as mensagens que um usuário pretende guardar em uma caixa em separado. Algo que gostou ou que tem relevância vital para ele. Para guardar uma mensagem como favorite, siga o cursor por sobre a mensagem e clique na estrela que fica acima da seta de reply, perceba que ela ficará amarela e automaticamente estará em sua caixa de favoritos abaixo de Dorect Messages na home. Qualquer usuário poderá ver oq ue vc guarda como favorito.

8. Posso mudar meu nome de usuário.
Sim a qualquer momento. Clique em settings e troque o nome na caixa Username, vc dependerá de que ngm esteja usando o username que vc deseja para conseguir mudar, o mesmo pode ser feito com seu nome, com sua URL pessoal e com sua BIO a qualquer momento.

Acho que estas perguntas respondem as principais dúvidas dos usuários iniciantes.

ALGUNS SITES QUE SE INTERLIGAM AO TWITTER:

www.twitpic.com - Nele você pode colokar fotos e compartilhar com seus follwers.

www.twibbon.com - Nele você encontra essas pequenas imagens que vc vê nas fotos, na minha por exemplo tem o logo do BLOG, para usá-la busque por "Sanatório Do Hugorkut" no site.

http://migre.me/ - Este é umdos mais usados, por conta dos limites de carscteres fica difícil postar um link como um perfil do okut por ex. O meu tem 78 caracteres e neste caso comeria metade dos caracteres. O migre me reduz qualquer link para 20 caracteres, deixando assim 120 livres para se digitar.

www.blablabra.net - Site de estatísticas sobre um determinado assunto, tem coisas interessantes como por exemplo um trending topics nacional. Somente com as tags nacionais além de permitir vc procurar por exemplo quantas vezes vc foi citado.

------------------

Espero que este manual seja de uso para usuários iniciantes e de pouca experiência no Twitter, para usuários mais avançados talvez não tenha sentido algum, mas, lembre-se, um dia vc entrou no twitter e não tinha ideia do que fazer...

Hugorkut